Notícias

2
set

Época de chuva: cuidados com o carro

Época de chuva: cuidados com o carro

 

O período de chuvas chegou! Para enfrentar esta época de aguaceiro no Grande Recife, todo motorista que se preze precisa não apenas dominar algumas manobras para encarar as ruas alagadas, mas também conhecer alguns cuidados básicos com o veículo na hora de enfrentar alagamentos e buracos. E é possível se prevenir para não ter problemas com o carro quando a época de chuva chegar em definitivo. Alguns cuidados podem ser tomados com uma simples revisão na oficina, priorizando peças chaves que podem turbinar o carro para enfrentar as fortes chuvas da cidade.

Os cuidados começam com itens básicos e, de acordo com o consultor técnico Erivaldo Salustiano, a atenção com a palheta dos veículos é um dos pontos primordiais. “Uma das maiores reclamações dos clientes é com a palheta porque ocasiona a perda de visibilidade e aumenta o perigo de o veículo bater”, explica. Outro ponto que precisa de atenção redobrada são os pneus. “Eles podem causar grandes acidentes em pistas molhadas, devido ao deslizamento, principalmente se estiverem muito gastos”, completa. O consultor ainda enumera outros serviços básicos bastante procurados antes do período de chuva começar, como o motor dos guinchos, escapamento, faróis, freios e embreagem.

Em relação à performance do veículo, Salustiano ainda lembra que no período chuvoso a falta de revisão desses principais elementos prejudica o aceleramento e a velocidade na pista. Além disso, alguns itens de conforto sem cuidados de rotina também podem comprometer a performance do condutor. Um exemplo disso é o ar-condicionado, que pode embaçar os vidros prejudicando a visão do motorista durante a condução.

Os principais serviços que costuma fazer durante o período chuvoso são na ignição eletrônica. “Quando bate água no sensor eletrônico, a luz (da injeção eletrônica) pode dar uma anomalia: acende, fazendo o carro perder força e começar a falhar”, aponta.

Neste período, a procura por alguns equipamentos aumenta, reforçando a explicação de Felix. O destaque, segundo ele, é na parte elétrica e ignição eletrônica, além dos pneus. “A pista molhada prejudica bastante o alinhamento e balanceamento dos veículos, que precisam ser itens constantes de verificação nas revisões não apenas durante o período de chuvas na cidade”, ressalta.

Além dos problemas mecânicos, os especialistas alertam que a condução dos veículos durante as chuvas deve ser cautelosa, já que acidentes, infrações e multas aumentam por falta de consciência no trânsito. “Em período de chuva, o cuidado precisar ser redobrado”, disse Salustiano.

 

Como dirigir com segurança na chuva;

 

1. Mantenha as duas mãos no volante o tempo todo! Mantenha todas as distrações, como telefones celulares ou até mesmo o rádio desligado ou longe de você.Acenda os faróis. Não deixe de fazer isso, mesmo em plena luz do dia.

2. Mantenha uma distância de no mínimo cinco carros entre o seu e o carro da frente. Você nunca sabe o que os outros motoristas vão fazer os o que poderia acontecer com você!Dirija a uma velocidade igual ou inferior ao limite de velocidade, na medida em que você sente confortável e pode tomar as decisões adequadas de longe, enquanto dirige.

3. Certifique-se de saber em que condições estão os pneus. Os radiais têm uma tração melhor do que os antigos pneus de poliéster, mas mesmo eles perdem capacidade de tração em asfalto molhado.

4. Cuidado com a aquaplanagem. Este é o lugar onde o seu veículo se desloca em cima da água e não tem nenhum ou muito pouco contato com o solo. Sua tração é reduza significativamente. Para sair de uma situação de aquaplanagem, tire o pé do acelerador e dirija em linha reta.

5. Evite estradas inundadas, a menos que você não tenha escolha ou que você seja capaz de seguir o carro da frente a julgar a profundidade da água.

6. Ligue o desembarcador se o para-brisa começar a embaçar. Quando o tempo estiver quente, abafado, o ar-condicionado normalmente irá limpar o interior do para-brisas mais rápido que o ventilador.

7. Esteja ciente de que os freios podem ser afetados pela água. Os freios do tipo cilindro, quando molhados, são particularmente propensos a ter o poder de frenagem reduzido após dirigir através de poças de água.

8. Preste atenção à “ondas” que vêm de buracos e poças de água que se acumulam perto de bueiros e das áreas baixas da estrada. As estradas desenvolvem valas onde tráfego mais pesado de trânsito circula e você pode posicionar o seu veículo na pista.

 

Fonte: terrana combustíveis

Compartilhe

Postagens recentes

Sem categoria

CADEIRINHA DE BEBÊ PARA AUTOMÓVEIS

Sem categoria

Carro para PCD é diferente de veículo ‘comum’? Entenda como funciona

Sem categoria

COMO MUDAR DE MARCHAS CORRETAMENTE

Sem categoria

MODO CERTO DE SEGURAR O VOLANTE